Quanto cobrar de aluguel? Saiba como calcular
Você quer alugar o seu imóvel, mas não sabe quanto cobrar de aluguel? Aqui vamos explicar o que você deve considerar para calcular o valor do seu aluguel.
Como saber quanto cobrar de aluguel?
Para calcular sua cobrança de aluguel, leve em consideração os fatores:
- Tempo para alugar
- Garantias Aceitas
- Preço de mercado
- Quanto investir para alugar
- Localização
- Tempo de uso do imóvel
- Tamanho do imóvel
- Infraestrutura
- Particularidades
- Preferências pessoais
Tempo para alugar
Seria a sua necessidade de alugar o imóvel rapidamente ou se não há problema em deixá-lo desocupado por algum tempo. Se você tem pressa e quer alugar o seu imóvel o quanto antes, é interessante considerar um valor mais acessível e atrativo.
Garantias Aceitas
Para realizar um aluguel mais rápido e seguro, é necessário ter um leque de opções de garantias. Assim, você não deixa de alugar por desconfiar do interessado ou por ele não conseguir fornecer a garantia de aluguel necessária. Os principais tipo de garantias existentes no mercado são as seguintes:
- Seguro fiança
- Título de captalização
- Caução hipotecária
- CredPago
- Fiador
- Sessão fundiária
- Depósito caução
Para saber mais sobre cada uma destas garantias, veja este Post do Blog.
Se optar por alguma garantia com seguradora, vale levar em consideração que o valor do aluguel sofrerá um acrescimento.
Preço de mercado
Outro fator é o preço do imóvel no mercado. Para isso, você deve pesquisar os preços de outros imóveis na região em que o seu está localizado. Procure saber o valor do aluguel de outros apartamentos do prédio ou de casas semelhantes no bairro, considerando imóveis com tamanho e infraestrutura semelhantes a do seu.
Quanto gastar com a divulgação do imóvel até encontrar um bom interessado
Nessas horas precisamos levar em consideração o CUSTO / BENEFÍCIO, deve-se pensar em quanto tempo irá demorar até alugar o seu imóvel. Temos diversos meios de divulgar o imóvel. Mas, tratando-se do mundo moderno, a melhor de todas as maneiras é a digital. E entre tantos portais de anuncio, entender qual a melhor maneira de divulgar o imóvel é fundamental para conseguir alugar seu imóvel com o máximo de rentabilidade.
Localização
A localização tem um peso importante no valor do aluguel. Se a região é segura, o bairro oferece boa infraestrutura e há fácil acesso às ruas e avenidas principais, o preço será maior.
Já em relação à disponibilidade de serviços (mercado, farmácia, escola, transporte público etc), a lógica pode variar. No caso de imóveis de classe média (B e C), uma localização próxima a centros comerciais valorizará o imóvel, aumentando o aluguel. No caso de imóveis de classe mais alta, como condomínios de luxo, uma localização mais afastada, tranquila e residencial irá agregar valor ao imóvel.
Tempo de uso
A idade do imóvel e o tempo de uso influenciam na sua valorização pois os imóveis mais antigos tendem a gerar maiores problemas com infraestrutura ou deterioração, seja pela idade natural ou pelo uso. Tudo isso gera a depreciação do imóvel. Nesses casos, é importante fazer uma reforma. Manutenções periódicas, como pinturas, ajudam a conservar o imóvel, reduzindo a sua desvalorização.
Os imóveis novos são mais valorizados, pois tendem a ser projetados com uma estrutura moderna e aplicada às necessidades atuais dos moradores. E, além de serem mais atrativos, costumam apresentar menos problemas estruturais.
Tamanho
Geralmente, quanto maior o imóvel, maior o valor do aluguel. Mas, aqui, é preciso encontrar um equilíbrio entre o tamanho e a idade do imóvel. Isso porque imóveis maiores elevam o preço, mas eles costumam ser mais antigos – o que desvaloriza. Por sua vez, imóveis novos são mais caros, mas geralmente têm a desvantagem de serem menores.
Infraestrutura
Além do tamanho, é preciso considerar a infraestrutura do imóvel. Nesse item, o que conta é a área útil. Casas ou apartamentos com cômodos maiores e maior quantidade de quartos e banheiros, por exemplo, tendem a ter o aluguel mais alto do que terrenos com uma grande área verde, mas com uma casa pequena.
Além disso, diferenciais como elevadores, portaria 24h e salão de festas valorizam o imóvel e, portanto, elevam o preço do aluguel.
Particularidades do imóvel
É preciso considerar as características próprias do seu imóvel. Por exemplo, condomínios com áreas de lazer, apartamentos com varanda, churrasqueira, decorados, casas reformadas e com armários embutidos encarecem o aluguel.
A mobília é um fator muito importante na definição do valor do aluguel. Para se ter uma ideia, dependendo da qualidade e quantidade de móveis inseridos, os apartamentos mobiliados podem ter um aumento de cerca de 25% no valor.
Preferências pessoais
É importante levar em consideração as preferências pessoais dos futuros moradores. Apartamentos em andares mais altos, por exemplo, oferecem mais segurança e tranquilidade. Por isso, são mais valorizados pelas pessoas.
Do mesmo modo, imóveis com boa iluminação e ventilação são preferidos pelo público, já que o sol combate o mofo e a umidade, proporcionando mais saúde ao inquilino. Inclusive, imóveis que recebem incidência de sol pela manhã são ainda mais valorizados.
Como calcular o valor do aluguel?
Para facilitar veja algumas dicas de como fazer o cálculo do seu aluguel:
- Baseie-se em valores de referência
- Conheça o valor de venda do imóvel
- Utilize uma calculadora de aluguel
Baseie-se em valores-referência
Para o tamanho do imóvel, você pode se basear nos valores do Custo Unitário Básico, calculado pelo Sindicato da Construção Civil.
Quanto à localização, você pode considerar a média de preços no mercado.
Já em relação à idade do imóvel, tome como base a taxa anual de 4% de depreciação de imóveis.
Conheça o valor de venda
Para saber quanto cobrar de aluguel, você pode começar considerando um percentual entre 0,3% e 0,5% do valor de venda do imóvel. Nesse valor, não entram taxas como IPTU e condomínio.
Por exemplo, se o valor de venda do seu imóvel é de R$ 500.000,00, o valor do aluguel será em torno de R$ 2.000,00.
Mas lembre-se: após esse cálculo, considere os demais fatores listados anteriormente. Eles são importantes, pois influenciam no valor final.
Dica Bônus: Como alugar mais rápido
Por fim, vale lembrar que, para alugar seu imóvel mais rápido, é importante usar ferramentas que melhorem o seu anúncio, deixando-o mais interessante e visível para o maior número de interessados.
Agora que você já sabe quanto cobrar de aluguel, é preciso mostrar seu imóvel aos interessados.